quarta-feira, 23 de junho de 2010

TCC

PARABÉNS AO GRUPO CHUCROC PELA BATALHA VENCIDA!

JÁ PODENOS NOS CONSIDERAR VENCEDORES.

FALTA APENAS 01 SEMESTRE.

terça-feira, 8 de junho de 2010

LIDERANÇA

Sociedade dos Poetas Mortos


O filme Sociedade dos Poetas Mortos, mostra as relações de um professor e ex-aluno da Welton Academy, vivido por Robin Williams, com uma turma de adolescentes cheios de sonhos e vontade de viver intensamente. Todos encontram-se inseridos em um sistema acadêmico rígido e autoritário, não permitindo-os, com o pleno auxílio de suas famílias, buscarem outras oportunidades externas às impostas pela instituição de ensino preparatória para a universidade.
A quebra dos estereótipos educacionais proposta pelo professor John Keating, remete os alunos a novas possibilidades e visualizações acerca do mundo em que vivem, ou que deveriam viver. Isso faz brotar nos jovens novos sentimentos, sempre com o insistente auxílio de John Keating pela quebra de barreiras impostas pela sociedade, família e instituição, o que fica bem claro com a morte da personagem Neil Perry, que se remete à vida enquanto ela ainda lhe oferece possibilidades de proveito a cada momento, relação direta com uma frase muito usual na trama: Carpe Diem (aproveite o dia). Ela é sacrificada em suicídio pela causa mais justa relatada no filme, a truculência contra os anseios pessoais e imposições profissionalizantes, educacionais, capitalistas, enfim, que são expoentes da sociedade global mundial. A importância dos sentimentos humanos que superam quaisquer imposições sociais, é o íntimo de cada pessoa sendo mais valorizado que as regras impostas pelo coletivo, é a quebra para a renovação, isso é mostrado a todo momento no filame. Entretanto, a aparente quebra de regras, mostradas como sendo o eixo central da trama, se contradiz com a própria formação da Sociedade dos Poetas Mortos, onde todos têm que ler poemas, produzir versos, reunir-se em horários definidos, entre outras, para se tornarem membros efetivos. A Sociedade referencia poemas de autores renomados e dos próprio personagens, como sendo renovadores e estimuladores de ações e pensamentos.



ASSISTA O TRAILER ABAIXO:

Carpe Diem


Eu fui a floresta porque queria VIVER deliberadamente.
Queria viver profundamente e sugar toda a essência da VIDA.
Acabar com tudo que não fosse vida.
Para que quando a minha morte chegasse, eu não descobrisse que não VIVI.

Conceito de Liderança


Segundo Stephen P. Robbins, a liderança foi definida como a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos. A origem dessa influência pode ser formal, como a conferida por um alto cargo na organização. Como essas posições subentendem certo grau de autoridade, uma pessoa pode assumir um papel de liderança apenas em função do cargo que ocupa.


Abaixo seguem 5 estilos de liderança:




1 – AFETIVO:


Privilegia o apoio as pessoas, protege e defende. Alia o bem estar à responsabilidade da liderança.



2 – AUTORITÁRIO:


Impositivo na relação com as pessoas, embasado na relação de poder unilateral, busca obediência imediata.



3 – MODELADOR:


Voltado à busca de excelência e vigor a um padrão definido. ( Esse padrão é a maneira do líder fazer as coisas).



4 – PARTICIPATIVO:


Estimula e propicia a participação das pessoas na tomada de decisão. ( Consenso )



5 – VISIONÁRIO:


Compartilha dimensões futuras do negocio de forma atraente e factível.

Conceito de Poder


O poder se refere à capacidade que A tem para influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A. Essa definição implica um potencial que não precisa ser realizado para ser eficaz e uma relação de dependência.

Conceito de Autoridade


O conceito de autoridade está relacionado com o conceito de hierarquia e corresponde ao poder de comandar os outros e levá-los a agir da forma desejada e constitui a base para a responsabilidade. É portanto uma relação de poder que se estabelece de superior para subordinado.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

TRABALHO EM EQUIPE


A Marcha dos Pinguins




Em um cenário de gelo desértico, surge uma bela história da natureza que se repete há milênios e da qual depende a manutenção da espécie: a marcha de milhares de pingüins imperadores em busca do par perfeito.

Por instinto, enfileirados aos montes, machos e fêmeas deixam seu habitat natural em direção ao deserto gelado da Antártica em uma maratona de bravura e sobrevivência até realizar seu ritual de acasalamento.

O documentário mostra a inversão de papéis entre pingüins machos e fêmeas, onde o casal se separa após um breve tempo suficiente para a fecundação. A fêmea deixa o ovo para ser chocado pelo macho, enquanto retorna para o mar em busca de alimento.

Meses se passam e os pingüins machos têm a árdua tarefa de aquecer e proteger o rebento, à espera do retorno de suas fêmeas. A nova família de pingüins terá que se reunir no prazo máximo de 48 horas para que o novo membro receba comida, caso contrário, não sobreviverá.

O reencontro com as fêmeas dá largada à corrida dos machos em direção às águas do Oceano Antártico, a marcha dos famintos. Caberá agora, às fêmeas, a tarefa de preparar os filhos para a vida adulta, até que possam se arriscar sozinhos no mar. Assim, o ciclo se fecha até chegada do próximo Outono.

ASSISTA O TRAILER ABAIXO:

Conceito de Grupo


Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se juntam visando à obtenção de um determinado objetivo. Os grupos podem ser formais ou informais. Por grupos formais entendemos aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Os seis membros de uma tripulação de vôo comercial são um exemplo de grupos formal. Em contraste, os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Esses grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contato social. Três funcionários de departamentos diferentes que regularmente se encontram para almoçar juntos são exemplo de grupo informal.

Conceito de Equipe


Um grupo em que os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das entradas individuais.

domingo, 6 de junho de 2010

MOTIVAÇÃO


Planos Motivacionais

Stephen P. Robbins definiu motivação como o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.

Necessidades de Auto-realização: surgem após a satisfação de todas as restantes necessidades, representando as necessidades humanas mais elevadas tais como a necessidade de conseguir o desenvolvimento pessoal através da utilização de todas as suas capacidades e potencialidades.
Necessidades de Auto-estima: correspondem às necessidades de respeito próprios (autoconfiança, aprovação e consideração social, prestígio profissional, dependência e autonomia). A não satisfação destas necessidades pode conduzir a sentimentos de inferioridade e ao desânimo.
Necessidades Sociais: Incluem as necessidades de participação, de dar e receber afecto, amizade e amor. Surgem após a satisfação das necessidades primárias e a sua não satisfação pode levar à falta de adaptação social e à auto-exclusão.
Necessidades de Segurança: surgem quando estão satisfeitas as necessidades fisiológicas e representam as necessidades de estabilidade e segurança no emprego e de protecção contra privações, perigos e ameaças.
Necessidades Fisiológicas: representam as necessidades instintivas de sobrevivência tais como a alimentação, o descanso, a protecção contra elementos naturais, etc.

Case Sucesso

Planos Motivacionais de Sucesso

1º - Woodlouse, loja especializada em moda masculina mostra que a preocupação em manter os funcionários felizes e motivados vai além do aumento de salário. Além de oferecer cursos de capacitação profissional e viagens ao exterior para os consultores se atualizarem das tendências da moda, ainda presenteia, na forma de sorteio, ao final de cada mês, os funcionários com aparelhos de Televisão, Som e DVD. Roupas também são oferecidas conforme a quantidade de peças vendidas. O consultor mais novo da loja trabalha na empresa há 10 anos.

Atingiu o nível de Auto Estima na pirâmide de Maslow.

2º - Pormade, uma fábrica de portas no interior do Paraná. Após a constatação de que 80% dos funcionários iam ao trabalho de bicicleta, mas não tinham condições de manter o meio de transporte em boas condições, a empresa contratou os serviços de uma oficina para o conserto e manutenção.

A oficina retira as bicicletas na empresa, no início do expediente e as devolve consertadas no final da tarde. Para Hermine Luiza Schreiner, diretora de Recursos Humanos da Pormade, um bom pacote de benefícios não é o que tem tudo, mas o que dá aos funcionários aquilo que lhes interessa.

Atingiu necessidade de segurança da pirâmide de Maslow.



Case Fracasso


Planos Motivacionais de Insucesso

1º - Uma determinada empresa, distribuidora de bebidas ofereceu um premio em dinheiro, diariamente, para os motoristas de caminhão e ajudantes, entregadores das vendas, desde que não houvesse devoluções nos pedidos feitos do dia anterior. Esse Plano Motivacional resolveu dois problemas, nas duas primeiras semanas a devolução chegou a quase zero e também acertou o problema de absenteísmo (ausências dos trabalhadores no processo de trabalho) que era relativamente alto nesse departamento da empresa. O erro da Direção dessa empresa foi o de não entrosar o departamento de venda nessa campanha também e assim que os vendedores ficaram sabendo que eles não seriam premiados com esse valor, que era relativamente alto, começaram a lançar vendas com valores errados e mercadoria não fora pedida pelos estabelecimentos, fazendo com que as devoluções começassem a subir novamente. Isso gerou discórdia e conflitos entre os departamentos, chegando até em demissões, fazendo com que a Diretoria aborta-se esse Plano Motivacional.

2° - Outro exemplo de insucesso no Plano Motivacional é o de outra distribuidora, só que dessa vez de alimento. Ela elaborou uma campanha de incentivo para seu Departamento de vendas, a Gerência lançava diariamente um desafio diferente para seus vendedores, os que cumpriam, ganhavam valores em um dinheiro fictício, eles poderiam usar esse dinheiro no final de cada mês em um leilão onde haveria produtos com valores estimados como, TV’s de LCD, Micro Computadores, MP4, etc. O resultado foi o aumento imediato nas vendas inclusive, os de produtos de baixa aceitação no mercado. Os vendedores campeões de venda largaram na frente e acumularam valores ao qual poderiam dar os maiores lances no leilão e assim, comprar os melhores produtos. O problema foi que nos últimos dias do fechamento das vendas, a Gerência começou a oferecer valores maiores aos que havia ofertado no começo do mês e deu a oportunidade para os vendedores retardatários a de arrecadar valores maiores que os já conseguidos pelos primeiros vendedores. Isso causou um enorme descontento junto aos melhores vendedores e no boicote nas vendas dos mesmos e assim perderam os melhores prêmios. A Direção da empresa começou a coordenar a campanha nos meses posteriores, mas não houve mais o sucesso como no começo da campanha, pois os campeões de vendas ficavam sempre receosos com o que poderia acontecer no meio do percurso.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Modelo de E-mail


Ex.mos Senhores,

Solicitamos a atenção de V.Exa. para o assunto que passamos a expor.
Somos um grupo entitulado Turma do Chucroc e possuímos um projeto de desenvolvimento da marca chucroc e gostariamos que a V. Exa. o examinasse.
Neste projeto desenvolvemos toda a estruturação de marca, desenvolvemos campanha e alinhamos a abordagem ao consumidor para a expansão da marca.
Um ponto importante é o trabalho interno (endomarketing) criado para fidelizar os empregados da empresa e torná-los os consumidores mais fiel da marca e para assim expandir para o mercado externo a maneira mais funcional de marketing que é o boca à boca.
Aguardamos um retorno para agendarmos uma reunião para expormos com maiores detalhes o nosso projeto.

Com os nosso melhores cumprimentos,

Grupo Chucroc.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Bibliografia

Comportamento Organizacional
Autor: Stephen P. Robbins
Editora: Prentice-Hall
Tradução: Reynaldo Cavalheiro Marcondes
5 Edição