
1 – AFETIVO:
Privilegia o apoio as pessoas, protege e defende. Alia o bem estar à responsabilidade da liderança.
2 – AUTORITÁRIO:
Impositivo na relação com as pessoas, embasado na relação de poder unilateral, busca obediência imediata.
3 – MODELADOR:
Voltado à busca de excelência e vigor a um padrão definido. ( Esse padrão é a maneira do líder fazer as coisas).
4 – PARTICIPATIVO:
Estimula e propicia a participação das pessoas na tomada de decisão. ( Consenso )
5 – VISIONÁRIO:
Compartilha dimensões futuras do negocio de forma atraente e factível.
No filme "A sociedade dos poetas mortos" temos vários tipos de liderança, dentre elas se destacam o Autoritário e o Afetivo.
ResponderExcluirA escola em que se passa toda a trama, adota o sistema de liderança Autoritário, pois colocam regras onde a obediênca esperada é imediata, também o pai do aluno Neil Perry,usa de extrema autoridade para educar o filho não prestando atenção em nada que seja diferente de sua opinião.
Em contra partida, o professor Jonh Keating adota a liderança Afetiva, pois está sempre estimulando os alunos a serem criativos e perderem os seus maiores medos, na cena em que um aluno está com medo de ler o seu poema, o professor fecha os olhos desse aluno estimulando que ele use sua imaginação depois de olhar para um quadro de um homem (poeta).
Outra lideraça é a Visionária, pois na cena em que o professor Jonh Keating sobe na mesa e faz com que todos os alunos tenham a mesma atitude, ele quer mostrar uma perspectiva diferente analisado de outro ângulo e de forma atraente e em outras dimensões.
Tamara Pompeu
De qualquer maneira o mais bonito e motivador é o conceito participativo muito bem abordado no filme. A maneira como o professor estimula os alunos a tomar sua próprias decisões, mudar conceitos, idéias e visões é bem estimulante. Assim como a maneira em que torna os alunos participativos. Um filme emocionante.
ResponderExcluirPodemos encontrar alguns estilos de Liderança no filme "Sociedade dos Poetas Mortos":
ResponderExcluir- O Professor John Keating, interpretado por Robin Willians, tem um estilo de liderança Afetiva em quase todo o filme, ele estimula e apoia a criatividade dos alunos em quase todas as cenas, ele pede que os alunos arranquem paginas do livro dizendo que eles não precisam dessas paginas para criar e pensar, ele ajuda um aluno a criar um poema, etc;
- Na cena em que o aluno Neil Perry, interpretado por Robert Sean Leonard, procura a opinião do Professor quanto a sua participação na peça teatral, podemos encontrar um estilo de Liderança Participativo, já que ele estimula e propicia a sua tomada de decisão.
- Podemos encontrar por diversas vezes o estilo de Liderança Autoritaria, vemos esse estilo nas cenas em que entra o pai do personagem Neil Perry que o obriga a estudar o que ele acha o que é melhor para ele, proibe que ele participe do teatro, etc. Podemos ver esse estilo também pela direção da escola, eles não estimulam a criatividade dos alunos, tem regras de horários, usam a palmatória para demonstrar autoridade.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa cena em que o professor John Keating é substituído por um outro professor, a liderança que o próprio utiliza, é a Liderança Autóritario, pois força a todos a fazerem um trabalho, caso não o fizesse, já teriam menos 1 ponto. Isso demonstra que ele precisava usar do poder, para conseguir que todos o obedecessem e não que fizessem de uma forma natural.
ResponderExcluirANDRÉA PIRES
O pai do aluno que se matou é um estilo de liderança autoritária, querendo impor sua vontade sem respeitar a vontade do próprio filho.
ResponderExcluirE o professor gente boa é o estilo de liderança participativa, criando empatia com seus alunos e deixando a criatividade deles fluírem de acordo com suas vonatdes.
E a escola é uma liderança modeladora, querendo buscar a excelência em seu modelo de estudos, atráves de seus padrões.
Fernando Ávila
O filme é basicamente todo baseado em lideranças, autoritária como a do suicida, o professor que interagia com os alunos era um lider participativo, já o professor John Keating será mostra um lider afetivo, ele estimula a criatividade de seus alunos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa primeira aula do professor John, ele mostra um quadro de alguns jovens aos alunos, e diz para as pessoas ouvirem os jovens dizendo Carpe Diem, naquela cena a liderança usada é Liderança Participativo, pois estimula as pessoas na hora das decisões (que muitas vezes deixamos escapar oportunidades, como já foi citado em outro tópico), decidirem que precisam viver, viver aquele momento e não deixar passar uma grande oportunidade. Vencer o medo sempre!
ResponderExcluirANDRÉA PIRES
Na cena em que o aluno acaba a apresentação de teatro e está indo para o carro com o pai, o professor John o elogia, isso para mostrar ao aluno que mesmo que o pai tenha se zangado e reprovado a atitude do filho, ele precisava acreditar nele e tomar a decisão de enfrentar o pai, para conseguir alcançar seu objetivo, que era atuar. Essa cena para mim foi aplicada a Liderança Participativo.
ResponderExcluirANDRÉA PIRES