domingo, 6 de junho de 2010

Planos Motivacionais

Stephen P. Robbins definiu motivação como o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.

Necessidades de Auto-realização: surgem após a satisfação de todas as restantes necessidades, representando as necessidades humanas mais elevadas tais como a necessidade de conseguir o desenvolvimento pessoal através da utilização de todas as suas capacidades e potencialidades.
Necessidades de Auto-estima: correspondem às necessidades de respeito próprios (autoconfiança, aprovação e consideração social, prestígio profissional, dependência e autonomia). A não satisfação destas necessidades pode conduzir a sentimentos de inferioridade e ao desânimo.
Necessidades Sociais: Incluem as necessidades de participação, de dar e receber afecto, amizade e amor. Surgem após a satisfação das necessidades primárias e a sua não satisfação pode levar à falta de adaptação social e à auto-exclusão.
Necessidades de Segurança: surgem quando estão satisfeitas as necessidades fisiológicas e representam as necessidades de estabilidade e segurança no emprego e de protecção contra privações, perigos e ameaças.
Necessidades Fisiológicas: representam as necessidades instintivas de sobrevivência tais como a alimentação, o descanso, a protecção contra elementos naturais, etc.

2 comentários:

  1. Acredito que para uma organização é importante quando se pensar em criar um “Plano Motivacional, fazer uma pesquisa entre seus colaboradores e criar algo que realmente motive seus funcionários, nem sempre essa motivação é em dinheiro ou em prêmio, como foi mostrado nos exemplos de sucessos, é importante também interagir os departamentos nessas campanhas de incentivos, pois se a empresa não estiver em sintonia é provável que não dará certo, como foi mostrado nos exemplos de insucessos.
    Clecio F. B. Souza

    ResponderExcluir
  2. Acredito que para uma organização é importante quando se pensar em criar um “Plano Motivacional, fazer uma pesquisa entre seus colaboradores e criar algo que realmente motive seus funcionários, nem sempre essa motivação é em dinheiro ou em prêmio, como foi mostrado nos exemplos de sucessos, é importante também interagir os departamentos nessas campanhas de incentivos, pois se a empresa não estiver em sintonia é provável que não dará certo, como foi mostrado nos exemplos de insucessos.

    ResponderExcluir